11.07.20 Receitas

Como fazer um delicioso quentão?

Como fazer um delicioso quentão?
Receita de quentão

Nos dias mais gelados eu e todos aqui do meu armazém adoramos fazer uma tradicional receita típica das festas juninas, que por sinal é muito bem-vinda neste friozinho de Curitiba, isso mesmo estou falando do quentão! Quem nunca passou por isso, nos dias mais gelados da nossa adorável cidade, falta até vontade de sair de casa em busca de um bom quentão, que tal então aprender a preparar essa deliciosa bebida no conforto da sua casa?

Principais ingredientes para fazer quentão

Está é uma receita rápida e você pode personalizá-la da forma que preferir, mas vou te contar um segredo, para ficar ainda mais saborosa não pode faltar o cravo, canela, gengibre e casca de laranja. Com o passar dos anos as combinações foram aumentando e o sabor foi ficando ainda incrementado, você sabia que é possível substituir o cravo por anis-estrelado? E que é possível adicionar casca de limão no lugar da laranja? Sim existe essa possibilidade de substituir ingredientes, mas vou ter que te confessar, ainda prefiro a boa e velha receita tradicional.

Não vou me alongar mais, vamos para o que interessa, vou passar os ingredientes e após ensino algumas dicas para deixar o seu quentão com um gostinho de quero mais. Vamos com a receita:

Ingredientes

  • 1 litro de vinho tinto seco (quentão)
  • 200 ml de cachaça (1 copo americano)
  • 200 ml de água (1 copo americano)
  • 60 gramas de açúcar (4 colheres de sopa)
  • 30 gramas de canela em pau
  • 30 gramas de gengibre
  • 30 gramas de cravo-da-índia
  • 1 unidade de laranja (só a casca)

Modo de preparo

Em uma panela grande, coloque o açúcar e as especiarias para cozinhar em fogo alto até o açúcar derreter (cerca de 5 minutos). Adicione o vinho, a cachaça e a água e deixe cozinhar em fogo alto. Quando ferver, baixe o fogo, se quiser pode flambar por cerca de dez segundos para amenizar o álcool, outra dica para amenizar a intensidade do álcool é adiciona água na mesma proporção que a cachaça. Após finalizado com uma peneira, filtre o quentão para retirar as especiarias e pode servir.

Quem gosta de quentão com gemada?

Como te contei sou apaixonada pela boa e velha receita tradicional e daquele delicioso quentão de feira. Até me lembro das empolgantes festas de igreja que adoro participar, mas preciso te contar, tem um complemento que me deixa com água na boca! Sim, eu Maria defensora do bom e velho quentão tradicional, admito não resisto a uma generosa porção de gemada em meu quentão! Se você é como eu e adora gemada em seu quentão, anote os ingredientes que irei te passar.

  • 1 unidade de gema de ovo
  • 2 colheres de sopa de açúcar

Com uma colher misture a gema e o açúcar até virar uma massa homogênea, após finalizar essa etapa é só colocar a quantia que desejar em seu copo e curtir com a sua família.Se você gostou da minha receita compartilhe com seus amigos, deixe seu comentário e não esqueça, que todos esses produtos você encontra aqui no meu armazém, o Armazém da Maria!

Leia Também

Receita de quentão

11.07.20 Receitas

Como fazer um delicioso quentão?

Nos dias mais gelados eu e todos aqui do...

23.04.20 Dicas da Maria Receitas

O que fazer com o pão amanhecido?

Sobrou muito pão, e agora? Confira uma receita incrível...