Política de privacidade

O Grupo Destro valoriza a segurança e a privacidade de seus funcionários, clientes e fornecedores e demonstra, através desta política, o compromisso em proteger a privacidade dos dados pessoais.

  1. OBJETIVO

Esta política tem por objetivo informar como tratamos os dados pessoais coletados, contendo informações claras e transparentes acerca do tratamento de dados pessoais, as formas de proteção dos dados e o direito dos titulares dos dados.

 

  1. APLICAÇÃO

Esta Política é aplicável as empresas do Grupo Destro composto por: Destro Brasil Participações, Armazém da Maria, Lev+ Mercado, MeLinda, Destro Macroatacado, JD Agricultura e Transcataratas.

A política aplica-se a todos os nossos canais nos quais seus dados possam ser coletados, sejam eles plataformas, formulários eletrônicos ou impressos, rede social, clube de benefícios, e-commerce, e-mails, lojas físicas, televendas, aplicativos de mensagens WhatsApp, SMS e outros aplicativos.

 

  1. COLETA DE DADOS

Quando o titular do dado demonstra interesse aos nossos serviços, produtos e/ou vagas de emprego, nós coletamos alguns dados por meio de nossos canais, dessa forma, podemos oferecer nossos serviços, manter um relacionamento satisfatório, avaliar o perfil do titular para vagas de emprego, melhorar sua experiência de navegação, experiência de compra e cumprir a legislação e as normas regulatórias.

Quando o titular do dado realiza o seu cadastro em um de nossos canais, seus dados pessoais são armazenados em nossa base de dados a fim de atender finalidades específicas.

Abaixo listamos os dados que podem ser coletados pelo Grupo Destro:

  • DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

Nome completo, CPF, sexo, número de telefone, data de nascimento, e-mail, endereço completo, perfil das redes sociais, grupo familiar, estado civil, criação de senha de acesso pessoal para acesso aos serviços, produtos, clube de benefícios e vagas disponibilizados em nossos canais.

  • PROCESSOS SELETIVOS

O cadastro do currículo em nossa plataforma implica na revelação de todas as informações disponibilizadas por mera liberalidade pelo titular do dado no documento, além dos dados cadastrais já específicos nesta política.

  • FICHA DE SOLICITAÇÃO DE EMPREGO

Ao ser convocado para entrevistas na empresa, solicitaremos ao titular do dado o preenchimento da ficha com dados pessoais que serão utilizados pelo Grupo Destro para realização do cadastro de candidatos. Quando aprovado no processo de seleção, os dados serão disponibilizados para cadastro de empregados no e-social, conforme determinação legal e serão disponibilizados  para parceiros responsáveis pela área de medicina, saúde, gestão de pagamentos e outros que se fizerem necessários para o cumprimento da legislação aplicável.

  • FALE CONOSCO/SAC

Canal pelo qual o titular do dado entra em contato conosco para tirar dúvidas, enviar solicitações, reclamações e/ou elogios. Por este meio são solicitados seu nome completo, CPF, telefone e e-mail.

  • WHATSAPP DE OFERTAS

Canal pelo qual o titular do dado demonstra interesse em receber nossas ofertas, armazenando nosso número em sua agenda e realizando o primeiro contato conosco. A partir do contato iniciado pelo titular do dado passamos a enviar ações promocionais e ofertas de forma contínua. Caso o titular do dado pessoal não tenha mais interesse em recebê-las poderá solicitar, a qualquer momento, a exclusão do seu cadastro utilizando a #SAIR.

  • COOKIES

Utilizamos cookies para reconhecê-lo durante sua navegação. Quando desejar, o titular do dado poderá personalizar suas preferências durante o uso dos canais.

  • DADOS DE COMPRAS

O histórico de compras e o perfil de consumo do cliente serão acompanhados quando da efetivação de compras, dessa forma, personalizaremos descontos que poderão ser ofertados eventualmente, desde que o titular tenha optado por recebe-los.

  • DADOS DE MEIOS DE PAGAMENTOS

Os dados do cartão de crédito serão solicitados para efetivação das compras, quando essa for a modalidade de pagamento escolhida pelo titular do dado. O Grupo Destro não armazena nenhum dado referente aos cartões utilizados nas plataformas de venda. Fazemos uso de sistemas que observam os padrões internacionais de segurança de pagamento eletrônico (PCI-DSS – Payment Card Industry – Data Security Standard).

A atualização dos dados pessoais é de responsabilidade do titular.

 

  1. COMO UTILIZAMOS SEUS DADOS

Utilizamos os seus dados pessoais, conforme segue:

  • Identificação (cadastro em nossos canais, compras e acesso as dependências da empresa (segurança física e patrimonial));
  • Atendimento e Relacionamento com o cliente por meio de e-mail, telefone, whatsApp e SMS, a fim de tratar do seu pedido, dúvidas, reclamações, sugestões e outros;
  • Contato com o cliente pelo endereço de e-mail, telefone, WhatsApp ou SMS, clube de benefícios ou pelo aplicativo para enviar avisos de promoções e ofertas dos produtos;
  • Entrega de produtos;
  • Processamento de pedidos e pagamento, mas os dados de pagamento, quando na modalidade cartão de crédito, não ficam armazenados em nossa base;
  • Cumprimento das obrigações contratuais;
  • Cumprimento de obrigações Legais ou regulatórias e/ou exercício regular de direitos em demandas judiciais, administrativas;
  • Mapeamento preferências de compras, análise de padrões comportamentais e preferências de consumo do cliente, inclusive para a veiculação de ofertas personalizadas e indicação de produtos e/ou serviços;
  • Inclusão do titular do dado no Clube de Benefícios, caso tenha optado por fazer parte dele;
  • Enriquecimento de banco de dados de CRM (Customer Relationship Management – Gestão de Relacionamento com o Cliente) para realização de ações de marketing e relacionamento;
  • Realização de campanhas publicitárias do Grupo Destro, inclusive através de parcerias com veículos da mídia e redes sociais;
  • Processos internos de recrutamento e seleção, envio de mensagem por e-mail, aplicativo de mensagem WhatsApp ou SMS;
  • Produção de relatórios analíticos de inteligência de negócio para estudo de mercado;
  • Cookies;
  • Quando necessário, para tratar de incidentes de segurança.

Mantemos os dados pessoais armazenados durante o tempo necessário para o cumprimento das finalidades propostas para o tratamento de cada uma delas, sendo que o titular do dado pode gerenciar suas preferências de acordo com as finalidades atribuídas.

O titular do dado poderá solicitar a eliminação de seus dados pessoais para determinada finalidade, tal solicitação deverá ocorrer por meio de solicitação específica encaminhada aos canais de comunicação específicos do grupo Destro, porém os dados necessários ao cumprimento de obrigações legais e regulatórias serão mantidos e sempre que possível serão anonimizados.

Lembramos que com a eliminação de dados poderá impedir ou limitar o cumprimento de alguma finalidade, por exemplo, não conseguiremos ofertar produtos personalizados caso o titular do dado opte por eliminar seus dados do nosso Clube de Benefícios.

 

  1. COMPARTILHAMENTO DOS DADOS

Os dados pessoais utilizados pelo Grupo Destro poderão ser compartilhados nas seguintes situações, observados os limites necessários e autorizados pela Lei:

  • Entre as empresas do Grupo Destro. É necessário realizarmos o compartilhamento de alguns dos dados pessoais com algumas das empresas de nosso Grupo Econômico, com a finalidade de viabilizar a manutenção, a operabilidade e a continuidade de nossos produtos e serviços (ex. hospedagem de dados);
  • Fornecedores, prestadores de serviços e parceiros comerciais que nos auxiliam no cumprimento de suas atividades e obrigações legais;
  • Operadoras de cartão e meios de pagamento;
  • Transportadoras para que o produto chegue ao destinatário;
  • Plataformas de CRM (Customer Relationship Management – Gestão de Relacionamento com o Cliente);
  • Prestadores de Serviços de Hospedagem de Dados, de autenticação e validação de cadastros;
  • Autoridade Públicas em casos de cumprimento de obrigações legais, determinações judiciais, solicitações de autoridade administrativas e investigações;
  • Parceiros do Grupo Destro que atuem nas demais fases do processo de seleção e contratação (processo seletivo).

Eventualmente, os dados pessoais dos clientes poderão ser transferidos para o exterior, para fornecedores do Grupo DESTRO localizados em outros países ou poderão ser armazenados em bases de dados localizadas em outros países. Toda a transferência de dados para o exterior será feita em estrita observância à legislação de proteção de dados em vigor.

Zelamos pela proteção de seus dados e mantemos relações comerciais com empresas idôneas que atuam em estrita observância ao cumprimento da legislação de proteção de dados.

 

  1. COOKIES

Utilizamos tecnologias de rastreamento, coleta e monitoramento de atividades em nossos sites para oferecer melhor experiência ao cliente, melhorar o desempenho da navegação e analisar como o titular do dado interage com o nosso conteúdo.

O cookie é um arquivo de texto que tem como principal função armazenar as preferências do usuário em todos os sites. Quando o titular do dado busca algum produto em determinado site e ele aparece em sua tela quando ele navega em outras páginas, tal funcionalidade foi dada pelo cookie. Por meio dele é possível identificar o perfil de consumo e os interesses do cliente.

O titular dos dados poderá desabilitar os cookies através das preferências de seu navegador. Porém, é importante salientar que ao desabilitá-los, a navegação ao site pode ser limitada, assim como as funcionalidades dos serviços podem ser comprometidas.

 

  1. SEGURANÇA DOS DADOS COLETADOS

Dispomos de medidas técnicas e organizacionais que visam a proteção dos dados pessoais, tais como, criptografia, monitoramento de ambiente e outros. Contudo, tenha ciência que nenhum sistema é completamente seguro ou livre de erros. Assim sendo, ao compartilhar dados, o titular do dado deve atentar-se ao que está sendo compartilhado e por quem está sendo solicitado.

 

  1. DIREITO DOS TITULARES

Nos termos da legislação aplicável e ressalvadas as limitações aplicáveis, listamos a seguir os direitos referentes ao tratamento dos dados pessoais, os quais devem ser requisitados pelo titular do dado por meio dos canais de contato do Grupo Destro (SAC – Serviço de Atendimento ao Cliente).

  • confirmar a existência de tratamento;
  • acessar aos dados;
  • corrigir ou solicitar a correção de dados incompletos, inexatos ou desatualizados;
  • solicitar a anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com o disposto na lei;
  • solicitar a portabilidade dos dados a outro fornecedor de serviço ou produto;
  • solicitar a eliminação dos Dados Pessoais tratados com base no seu consentimento, observados os termos da lei;
  • solicitar informação das entidades públicas e privadas com as quais Grupo DESTRO realizou uso compartilhado dos Dados Pessoais;
  • solicitar informação sobre a possibilidade de não fornecer consentimento e sobre as consequências da negativa;
  • solicitar a revogação de consentimento dado.

Além disso os dados também poderão ser consultados e alterados diretamente pelo titular em alguns de nossos canais digitais.

Destacamos mais uma vez que os dados necessários ao cumprimento de obrigações legais e regulatórias serão mantidos e sempre que possível serão anonimizados, sendo que ao fim do período legal determinado os excluiremos de nossa base de dados.

O direito dos titulares poderá ser exercido por meio de solicitação específica enviada ao endereço eletrônico: sac@destromacro.com.br

 

  1. ORIENTAÇÕES GERAIS

Não nos responsabilizamos pelas ações tomadas por conta e risco do titular do dado, como por exemplo, mas não se limitando, ao compartilhamento de senhas, acessos não autorizados, violação aos dispositivos eletrônicos do titular e outros.

Os dados pessoais do titular serão mantidos e tratados durante todo tempo necessário para o cumprimento da finalidade pelo qual foi coletado e para o cumprimento de obrigações legais ou regulatórias. Os dados pessoais passíveis de anonimização, ou seja, aqueles que impossibilitam a associação ao indivíduo poderão ser mantidos por período indefinido.

Recomendamos, no mínimo, que o titular realize o logout /logoff de sua conta em cada acesso e que não se utilize do recurso “salvar senha”.

Destacamos que não serão enviados SMS, WhatsApp ou outras mensagens eletrônicas solicitando códigos ou dados pessoais do titular, portanto, todos os dados serão inseridos pelo titular exclusivamente em nossos canais oficiais (website, aplicativos, clube de benefícios, formulários), mediante cadastro de login e senha de acesso criada exclusivamente pelo titular do dado.

 

  1. DA ATUALIZAÇÃO DA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Esta Política de Privacidade poderá ser revisada e alterada a qualquer tempo, sempre que julgarmos necessário, sem aviso prévio. As novas versões serão publicadas no website, app e demais canais de comunicação.

Esperamos que a presente Política auxilie o titular do dado na compreensão de nossos compromissos com a sua privacidade.